Falando de ervas -

CORDÃO DE FRADE - (Leonotis nepetaefolia)
( Também chamado de Cordão de São Francisco)

Essa erva é ótima para os pulmões, articulações



USO MEDICINAL

O cordão faz parte de uma série de trios para bronquite, asma e infecções pulmonares. Limpa os pulmões e reduz o catarro pulmonar.

Também é ótima para artrite e gota, acúmulo de ácido úrico, para quem elimina pouca urina, cistite.

É ótima para gases e dores abdominais.

É ótima para nevralgias.

Deve ser ministrada em crianças que estão saindo de doenças debilitantes, pois aumenta os glóbulos vermelhos no sangue, e a capacidade de resistir as doenças.



USO ENERGÉTICO

O Cordão de Frade é a erva da frustração. Tanto pode ser usada para crianças, que toleram pouco as frustrações da vida, como para adultos que não têm resistência às intempéries e qualquer problema é motivo para parar um projeto. É usada para pessoas que nunca conseguem chegar ao fim de nada que se propuseram, e sempre encontram argumentos sólidos para justificar o que não deu certo.

Bom para pessoas que projetam sempre no externo suas dificuldades. Todos são culpados menos eles.

Ótima para quem tem medo de vencer e ter brilho, e por isso não leva nada adiante.



OUTROS USOS

- Faça uma meditação olhando para o Cordão de Frade: Perceba que ele tem um caule oco, o que o torna muito resistente, pois o mesmo é lenhoso, folhas muito macias e perfumadas, e que, no entanto suas flores se parecem com uma bola de espinhos, da qual saem delicadas flores laranja.

Perceba com essa observação que nós podemos ser iguais a ele, ou seja, duros, resistentes, suaves, perfumados, mas com uma couraça para toda nossa suavidade e delicadeza não ser dada para quem não merece. Essa meditação nos traz resistência e obstinação.

- Para os que têm dificuldade em serem amorosos e suaves, escalda pés com as folhas do cordão são ótimos.

- Faça macerados de folhas frescas do Cordão e coloque no plexo solar quando chegar do trabalho. Esse macerado "suga" toda a energia negativa que você tiver absorvido durante o dia.

- Se você gostar de saladas diferentes, pode usar o Cordão em saladas. As folhas são muito gostosas.

- O Cordão pode ser feito em tintura mãe.


DENTE DE LEÃO - (Taraxacum officinale)

Erva cardíaca, anti-inflamatória e Hepática



USO MEDICINAL

O Dente de Leão é usado há muitos séculos como a erva das doenças crônicas hepáticas. É muito usado para diabetes, é cardiotônico, e estimulante das glândulas linfáticas. Também é usada em quem tem hemorróidas, é ótima para gota e artrite, e a perfeita erva para quem tem muitas cáries.



USO ENERGÉTICO:

O Dente de Leão é a erva dos sonhadores, que não conseguem realizar nada. Ajuda aos idealistas a trabalharem com ideais que não têm base na realidade, e que porisso nunca são concretizados. Traz estrutura e posicionamentos na vida mais centrados e realistas. É ótimo para quem dá mil desculpas para não conseguir concretizar seus ideais.





USO CULINÁRIO:

- O dente de leão pode ser usado em saladas.

Os antigos faziam um vinho com Dente de Leão, pois no inverno um cálice desse vinho preservava o calor e a energia do verão. Ele era tomado em pequenos cálices para manter a energia e a coragem. Esse vinho era chamado de vinho da Alegria.

Aí vai a receita: Colha uma cesta bem cheia de flores de dente de Leão, estenda as flores no sol para saírem os bichinhos e elas darem uma ligeira secada. O sol deve ser do meio dia. Misture as flores com vinho tinto seco e deixe descansar por 8 dias. Coe o vinho, misture mel em pouca quantidade e tome deliciado.



OUTROS USOS:

- O Dente de Leão é encontrado em tintura mãe

- Misture as flores, raízes bem lavadas e secas, e folhas de dente de leão com um bom azeite ou óleo, tipo de gérmen de trigo ou semente de uvas.

Deixe por oito dias em vidro de boca larga bem fechado, tomando sol pela manhã, e sendo agitado de vez em quando.

Em seguida coe as ervas do óleo, e terá um excelente óleo de massagem para artrite, reumatismo, torcicolo e dores musculares.

- O escalda pés de dente de leão restitui o bom humor e a alegria, além de tirar a dor no corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Mulambo da Lixeira

Ciganos e suas clãs

Obará Odu