SANTA SARA KALI




Conta a lenda que Maria Madalena,
Maria Jacobé, Maria Salomé,
José de Arimatéia e Trofino,
junto com Sara,uma cigana escrava,
foram atirados ao mar pelos judeus,
numa barca sem remos e sem provisões.

Milagrosamente a barca, sem rumo,
atravessou o oceano e aportou em Petit-Rhône,
hoje a nossa tão querida Saintes-Marie-de-La-Mer.

Kali em romanês, quer dizer negra; e Sara,
por ser uma cigana egípcia,
possui a tez bem morena.Daí o nome.
Os ciganos brasileiros adoram
Nossa Senhora de Aparecida,
talvez por causa de sua cor,
e muitos a equiparam à Santa Sara Kali.
Se não têm a imagem dela,
por ser difícil encontrá-la,
por certo possui em sua Thiera (barraca) ou
casa uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida.
Às vezes têm as duas.

É costume festejarmos nossas slavas
(promessas ou comemorações em homenagem a algum santo).
A Slava de Sara Kali é nos dias 24 e 25 de maio.
A Salva de Nossa Senhora de Aparecida coincide
com a comemoração dos gadjés, a 12 de outubro.
Na Slava, é oferecido um banquete ao santo homenageado,
onde colocamos o Santo do Dia no centro da mesa,
em lugar de destaque e junto a Ele, um manrô (pão) redondo,
que é furado no meio e onde colocamos um punhado de sal junto
com a vela. Esse pão é posto em uma bandeja cheia de arroz cru,
para chamar saúde e prosperidade e, ao término do almoço,
ele é dividido entre os convidados pelos donos da casa,
junto com essas palavras de bençãos:

THIE AVÊS THIAILÔ LOM, MANRÔ TAI SUNKAI
(Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com ouro).


AS PRECES:

Salve Santa Sara Kali- A Mãe protetora dos ciganos!
Opcha,minha Sta.Sara Kali,
mãe de todas as tribos ciganas dessa Terra
Mãe de todos os ciganos e protetora das carruagens ciganas.
Rezo invocando teu poder, minha poderosa Sta. Sara Kali,
Santa Sara me ajude.
Abra meus caminhos para a fé no teu poder milagroso.
Venceste o mal, todas as tempestades

Mãe dos mistérios ciganos que dá força
a todos os ciganos no dom da magia, me fortaleça agora,
sendo eu cigano ou não cigano, bondosa.
Santa Sara,abrande os leões que rugem para me devorar.
Santa Sara,afungente as almas
perversas para que não possam me enchergar.
Ilumine minha tristeza para a felicidade chegar, Rainha.
Atravesaste as águas dos rios
e do mar por cima delas e não afundaste,
eu invoco teu poder para eu
não afundar no oceano da vida.
Santa Sara, nos ilumine sempre.
SALVE SANTA SARA!!!!!!!!!!!!!!!!! Optchá!!!


ORACIÓN GITANA PARA SARA KALI

Santa Sara por la fuerza del agua,Santa Sara
con sus misterios puedan estar siempre a mi lado,
por la fuerza de la naturaleza,nosotros hijos
del viento, de las estrellas,
de la luna te pedimos que estes siempre
a nuestro lado por la higa (amuleto),
la estrella de cinco puntas,por los cristales
que han de brillar siempre en nuestras vidas
y que los enemigos nunca nos ven como la noche
oscura sin estrellas y sin lunar
(si en claro de la luna)

A Tsara (casa) es el descanso del día a día,
Tsara es nuestra tienda, Santa Sara me bendiga,
me acompañe, Santa Sara ilumina mi tsara,
para que a todos que tocan a mi puerta,
yo tenga siempre una palabra de amor
y de cariño para dar.


Seu nome significa Cigana e Negra,Princesa e Serva.
Sara é a santa dos oprimidos,acolhe os perseguidos e humilhados,
traz proteção aos viajantes e aos doentes, e paciência aos aflitos.
Ela também é invocada para ajudar
as mulheres a alcançarem a maternidade,
a boa saúde durante a gravidez e auxiliar no bom parto.
A sua proteção também confere prosperidade,
amor e vitória para qualquer dificuldade.
Emanando sua energia de amor, protege também
os casamentos e as noivas em especial.
Sara, mãe e rainha, é a santa protetora
vinda das águas que conquistou o milagre do mar!

ORAÇÃO A SANTA SARA

Santa Sara, pelas forças das águas.
Santa Sara, pelos seus mistérios.
Tu possas estar sempre ao meu lado.
Eu, devota dos filhos dos Ventos,
E que pelas fitas do Povo Cigano,
a Estrela de Cinco Pontas, os Incensos;
pelo meu altar, pela minha Cigana,
eu possa ter sabedoria e amor para
ajudar a toda criatura que vier
a mim em busca de auxílio.

Santa Sara,
eu vos peço que meus inimigos nunca me enxerguem,
como sempre foste pare eles uma noite escura,
sem estrela e sem luar.

Santa Sara
Me abençoe e acompanhe todos os meus amigos,
e que sempre todos que baterem em minha porta
eu tenha sempre uma palavra de amor
e carinho para dar.

Que eu nunca seja orgulhosa e
que sempre continue a mesma pessoa sincera
e bondosa que sempre fui, sou e tenho certeza serei.

Assim seja!


OFERENDA

Num local reservado de sua casa, forre uma mesinha com uma toalha florida ou a cor de sua preferência (menos preta), coloque a imagem de Santa Sara (caso a tenha), coloque num vaso rosas brancas, amarelas e rosa, um prato dourado de papelão contendo 3 maçãs vermelha, 1 cacho de uva rose e 1 da verde, 6 flores de trigo, acenda um incenso de rosas, 3 velas azuis formando um triângulo com o prato ao meio, borrife essência de rosas e ofereça a Santa Sara, fazendo a oração acima e os seus pedidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Mulambo da Lixeira

Ciganos e suas clãs

Obará Odu