As flores


amor-perfeitoAmor-perfeito
Em inglês ela também é chamada de heartsease (alivio do coração) e uma das definições desta flor é o coração partido e o desapontamento no amor. No entanto, outra definição relaciona o simbolismo como pensamentos trocados entre amantes. O nome pela qual ela é mais conhecida em inglês,pansy, deriva da palavra francesa para "pensamento", pois se acreditava que esta flor pudesse conferir habilidades telepáticas.

anêmonaAnêmona
Também conhecida como a flor do vento, pois o nome é derivado da palavra grega anemos (vento). A tradição diz que Afrodite criou esta flor como recordação do seu amado Adônis. Os gregos a associavam o Zéfiro, deus do vento oeste, ao passo que os cristãos acreditavam que ela brotava aos pés da cruz a partir do sangue de Jesus. Ela simboliza o abandono ou o desamparo.


amor-perfeitoÁster
O nome desta flor significa "estrela", pois dizia-se que ela brotava da poeira de estrelas que a deusa Virgo espalhava sobre a terra. Conhecida na Inglaterra como starwort (planta das estrelas), a partir de 1637 seu nome mudou para Michaelmas daisy. Na Europa, a tradição afirma que a áster afasta os espíritos malignos. Ela simboliza inícios que conduzem a coisas maiores.


campainha-azulCampainha ou campainha-azul
Na Escócia, esta flor e conhecida como Deadmen's Bells (Sinos dos Homens Mortos). Existe uma tradição que diz que se você ouvir uma campainha azul tocar, trata-se de um agouro de morte. Estas flores estão associadas às fadas e ao encantamento. Elas simbolizam a constância.


centáureaCentáurea ou escovinha
Também chamada em inglês de Bachelor's Button (Botão de Solteiro), esta flor simboliza o comportamento delicado e a esperança na solidão. A tradição grega diz que um centauro foi curado por essa flor depois de atingido por uma flecha venenosa de Hércules. Ela recebeu seu outro nome, Bachelor's Button,durante a Idade Média na Inglaterra, quando as moças enfiavam um botão da flor debaixo do avental para seduzir o solteiro de sua escolha.

cravo

Cravo
O nome deriva do grego dios (divino) e anthos (flor). Os gregos usavam os cravos, cujo nome significa flor divina, para fazer coroas cerimoniais. A flor vermelha simboliza a paixão, ao passo que a branca representa a pura devoção.


cravo-de-defuntoCravo-de-defunto
Também conhecida por calêndula e mal-me-quer, dizem que as flores fomentam sonhos psíquicos. Esta flor foi inicialmente chamada golds (ouro) na Inglaterra. Mais tarde, quando passou a ser usada para adornar as estátuas da Virgem Maria, ela se tornou conhecida como Mary's gold, o que deu origem ao seu nome atual em inglês marigold. Para algumas fontes, ela simboliza a constância e a perseverança no amor, ao passo que, segundo outras, ela representa o sofrimento ou a crueldade.

Crisântemo
Um símbolo solar associado à totalidade e a plenitude da vida, ele era uma tradicional flor de oferenda anual no Extremo Oriente, onde foi cultivada (na China) por mais de 2.400 anos antes de ser trazida para o Ocidente. Na Itália, o crisântemo é associado à morte. Esta flor simboliza a verdade e a esperança nos tempos difíceis.


dália
Dália
Quando os conquistadores chegaram ao México, descobriram que os astecas comiam tubérculos de dália como uma iguaria; eles chamavam essa flor decocoxochitl. Ela representa a instabilidade da perfeita beleza física.



dedaleiraDedaleira
Seu nome em inglês (foxglove) deriva do nome do inglês antigo foxes glofa,ou "dedos de uma luva". Os antigos achavam que as marcas existentes nas flores eram as impressões digitais das fadas e associavam esta flor a elas. Para os vitorianos, a flor simbolizava falta de sinceridade. A semente contém digitális e são venenosas.

ervilha-de-cheiro
Ervilha-de-cheiro
Embora o nome científico derive da palavra grega para "ervilha", esta planta é venenosa se ingerida. Esta flor representa a ternura e o prazer duradouro. Segundo a tradição, este bom augúrio deve ser dado de presente aos noivos na cerimônia do casamento.


gardêniaGardênia
Na China, esta flor representava a graça divina, a sutileza e o talento artístico, ao passo que, nos estados do sul dos Estados Unidos, significava hospitalidade. Houve uma época em que foi conhecida como Capejasmine(jasmim do Cabo), devido a uma espécie encontrada na África do Sul. Durante o século XIX, esta flor era freqüentemente usada pelos cavalheiros em seus trajes a rigor. A gardênia simboliza a doçura.


girassolGirassol
Uma planta consagrada às divindades solares, as sacerdotisas incaicas usavam réplicas de ouro desta flor. As sementes de girassol eram usadas como oferendas nos rituais dos incas. O nome científico deriva do nome do deus sol grego Hélio. Ela simboliza adoração.


gladíolo
Gladíolo
Houve época em que esta flor crescia agreste no Oriente Médio. Uma das espécies só cresce no borrifo da Victoria Falls na África. Ela simboliza a graça natural.


heliotrópio
Heliotrópio
Embora variações desta flor tenham sido descobertas no Peru no século XVIII, uma das variedades e conhecida na Europa há milênios. Ela representa devoção.



írisÍris
Um símbolo de reconciliação e único, a íris era associada a deusa grega de mesmo nome. No entanto, os egípcios conheciam esta flor muito antes disso e esculpiam imagens dela nos templos de Karnak. No Japão, a flor é conhecida como ayame. Luis VII tinha íris com ele durante a Segunda Cruzada Francesa em 1147: esta é a origem do nome fleur de Louis ou fleur-de-lis.jacinto


Jacinto
A flor azul simboliza a dedicação, enquanto a branca representa admiração. Ela se chama jacinto em homenagem ao rapaz que amava Apolo e também representa o amor jovem.


jasmimJasmim
Conhecida no Oriente como um símbolo de boa sorte e de acréscimo, esta flor foi levada para a Europa por Vasco da Gama, o explorador, no século XVI. Os chineses a chamam de yeh-hsi-ming. As noivas italianas às vezes usam um ramo de jasmim nos casamentos. O nome deriva da palavra ysmyn do antigo persa. Tradicionalmente, esta flor é usada na magia para atrair amor e dinheiro, e para fortalecer as habilidades psíquicas. Ela simboliza a elegância.


lavandaLavanda ou alfazema
Esta flor e amplamente usada para perfumar gavetas e roupas, mas também é útil para se conquistar amor, dinheiro e espíritos prestativos. O nome deriva da palavra latina lavare, "lavar". Os romanos colocavam um ramo de lavanda na roupa suja que ia ser lavada e também entre os lençóis e cobertores. Um símbolo da desconfiança, esta flor era colocada nas casas para se evitar a discórdia conjugal.


lilásLilás

Nativa da Turquia, o nome desta flor deriva da palavra árabe laylak ou da persa nylac, que significa azul. A flor roxa representa o primeiro amor, enquanto a branca simboliza a inocência. Houve época em que se acreditou que estas flores afastassem a Peste Negra.



Lírio
lírioUm antigo selo da cultura monóica retrata sacerdotisas segurando oferendas feitas de lírios-d’agua e figos no templo. Outro selo mostra a Deusa descendo num campo de lírios onde sacerdotisas estão dançando. A flor era consagrada à deusa cretense Britomartis devido à sua poderosa associação com o aspecto feminino. Os gregos acreditavam que o lírio brotava do leite do seio de Hera que caia sobre a terra. Os romanos chamavam esta flor de rosa Junonis, que significa "rosa de Juno". Os cristãos a relacionavam a Maria porque ela simbolizava a pureza.


lírio-do-vale
Lírio-do-vale
Esta flor também e chamada de círio-de-nossa-senhora e convalária. Na Grécia, as sacerdotisas de Hera faziam oferendas de lírios-do-vale para invocar a presença da deusa. Esta flor simbolizava modéstia.



lótusLótus
Possivelmente a flor que encerra os mais antigos significados espirituais, o lótus era sagrado para varias culturas desde o antigo Egito ate as da China e do Japão. Antes do budismo ser levado para a China, o lótus representava o verão, a pureza, a fertilidade, a espiritualidade e o poder criativo.

Um símbolo de pureza espiritual e do centro sagrado, o lótus aberto era considerado sagrado tanto no budismo quanto no hinduismo. O botão representava fertilidade e potencial. No antigo Egito, esta flor simbolizava o sol e a ressurreição do deus Hórus. Ela era tão sagrada que e encontrada pintada e esculpida nos templos e nas tumbas.

Na Índia, a deusa hindu Lakshmi e relacionada com o lótus. Quando associada a Lakshmi, esta flor simboliza o yoni ou útero da criação. Muitas divindades hindus são retratadas sentadas sobre o lótus, que neste caso representa a divindade e o espírito.


ervilha-de-cheiro
Madressilva
O nome botânico desta flor (lonicera caprifolium) significa "flor de cabra". Shakespeare a mencionou com o nome de woodbine (madressilva-dos-jardins). Um símbolo da palavra empenhada, esta flor é associada aos casamentos.



cravoMalva-rosa
Levada para a Europa pelos cruzados, esta flor foi originalmente cultivada pelo sabor das suas folhas na comida. No século XVIII, novas variedades foram trazidas da China. O nome em inglês (hollyhock) deriva de holy (sagrado) aliado a hoc (malva). Ela possui vários significados - fertilidade, criação, abundância e ambição.


ervilha-de-cheiro
Margarida
O nome atual desta flor em inglês (daisy) deriva do inglês antigo daeges ege e significa "olho do dia". Um símbolo de inocência, os cristãos acreditavam que ela era consagrada a Maria Madalena e São João.



cravoMilefólio
Esta flor é conhecida e usada há milênios nos rituais religiosos. Os mais antigos achados arqueológicos do pólen do milefólio foram encontrados nas sepulturas de Neanderthal. Esta flor sempre foi associada à cura e ao estancamento do sangue. Os druidas celtas usavam o milefólio em muitas das suas cerimônias e também era usado para a cura. O nome em inglês,yarrow, deriva da palavra anglo-saxão gearwe, que significa "preparar".

Um dos métodos chineses de adivinhação originalmente usava cinqüenta talos de milefólios secos. Diz-se que quando dado de presente a uma recém-casada, o milefólio traz felicidade. Use-o para quebrar encantamentos e para proteger.


ervilha-de-cheiro
Narciso

Dar um narciso simboliza cavalheirismo. O nome na língua inglesa (daffodil) deriva do inglês antigo affodyle, que significa "chegar cedo". Foram os romanos que introduziram esta flor na Grã-Bretanha.


Papoula cravo
De há muito associada ao sono, ao esquecimento e ao rejuvenescimento, a papoula era uma parte importante dos ritos funerários egípcios. Embora os gregos conhecessem suas propriedades narcóticas e curativas, eles também a ofereciam em altares para Deméter e Ártemis para a fertilidade, e a Perséfone no seu aspecto da morte. Dizia-se que Morfeu, o deus dos sonhos, usava grinaldas de papoula. A papoula vermelha representa consolo; a cor-de-rosa, o sono; e a branca, o tempo.\


ervilha-de-cheiro
Peônia
Conhecida e venerada do Mediterrâneo ao Extremo Oriente, a peônia de há muito é ligada à cura e à magia. A planta, a flor e a semente eram usadas como protelação contra espíritos malignos e desastres naturais, particularmente as tempestades e os naufrágios. De acordo com os chineses, esta flor altamente valorizada pertencia ao principio yin, ou feminino. Esta flor representa a capacidade de guardar um segredo.

cravo
Pervinca
Os italianos chamam esta flor azul de a "flor da morte", enquanto os franceses a conhecem como a "violeta da feitiçaria" e a flor da Virgem. Ela e associada à morte devido a tradição de que as almas dos mortos vivem dentro dela. Ela simboliza um longo relacionamento.


ervilha-de-cheiroPrímula
Outra flor associada às fadas, a tradição diz que devemos colocar uma prímula na soleira da porta para que as fadas abençoem nossa casa. Os alpinistas na Suíça carregam essas flores para afastar a vertigem. Ela é um símbolo do amor que se inicia, do nascimento e das crianças.

cravo

Ranúnculo
Esta flor silvestre é um símbolo de esplendor e luminosidade em uma pessoa ou de uma maneira infantil de apreciar a vida.


ervilha-de-cheiroRosa
Uma das flores mais significativas no Ocidente, a rosa individual representa realização e perfeição. Ela também pode significar o centro místico, o coração e o amor, o renascimento espiritual e a própria alma. A rosa amarela representa o lar e a felicidade doméstica, a vermelha simboliza a beleza e o amor apaixonado. Às vezes chamada de flor de luz, a rosa branca simboliza a pureza e o silêncio no Ocidente, porém a morte no Oriente.

O antigo mito grego diz que a rosa e a anêmona brotaram quando o sangue de Adônis, o amado da deusa Afrodite, foi derramado no solo. A rosa também era consagrada a Atena. Sempre que Hécate era representada usando uma grinalda de rosas, a simbologia envolvida era a do início de um novo ciclo de vida. Quando um carro com a estátua de Cibele era puxado através de Roma durante um ritual especifico, os romanos atiravam rosas no veículo em sua homenagem. Mais tarde, os cristãos reverenciariam a Virgem Maria com rosas de uma maneira bastante semelhante. As divindades associadas a esta flor eram Afrodite, Eros e Vênus. De há muito a rosa é usada como uma erva mágica para o amor e a felicidade no lar.


cravoTulipa
Esta flor é nativa da Pérsia e foi levada para a Europa em 1559 por um homem que as viu num jardim murado em Constantinopla. O nome deriva da palavra turca tulbent (turbante). A flor vermelha simboliza uma declaração de amor, enquanto a amarela significa que seu amor não tem esperança. Outras fontes dizem que a tulipa é um amuleto que traz fama e boa sorte.


ervilha-de-cheiro
Urze
Esta flor cresce agreste no norte da Inglaterra e na Escócia, e dizia-se que era um alimento tradicional das fadas. A variedade vermelha simboliza a paixão, ao passo que a branca significa proteção contra a paixão.



Verbena
cravoUma erva e também uma flor, a verbena era considerada sagrada por muitas culturas que a consideravam uma planta de mistério e encantamento. No Egito, era um símbolo das lágrimas de Ísis. Os sacerdotes gregos a carregavam nas vestes e a usavam para purificar os altares de Zeus. Os druidas celtas e os antigos persas acreditavam que a verbena não apenas purificava como também favorecia as visões e a adivinhação. As igrejas cristãs a usavam na preparação da água-benta. Sendo uma das ervas celtas mais sagradas, a verbena era colocada nos altares como uma oferenda. Queime-a para repelir o ataque psíquico. Ela também é usada para purificar, atrair riqueza e se encontrar o amor.


violeta
Violeta

Usada nos antigos filtros de amor, esta flor simboliza a fidelidade, a modéstia e um amor constante.




Zínia
Esta flor simboliza pensamentos de amigos ausentes. Em 1519, quando os conquistadores estavam explorando o México, eles encontraram zínias, que chamaram de mal de ojos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Mulambo da Lixeira

Ciganos e suas clãs

Defumador forte.