Yami Eleye


Você sabia que quando Yami Eley, veio ao mundo primeiro caiu em sete árvores? Em três deles trabalhavam para o bem, praticado apenas três, na sétima o mal e faz o bem e o mal?

Yami é sempre irritada e pronta para causar maldição sobre os homens? Se eles falam ou não, se você esquecer ou lembrar seus existencia.Se maltratá-la ou tratá-la bem, tudo é motivo para provocar sua raiva, todo o é a razão de ser ofendido?
Você sabia que toda mulher tem yaje Yami porque é quem controla o sangue menstrual "e são eles que podem parar de menstruar ou causar sangramento e por este motivo que as mulheres não podem subir ao pico de carga no culto de Orunmilá?

Você sabia que, apesar de tudo isso, a Yami axé não pode ser considerada nem boa nem má, nem amoral ou mal? A bruxaria está no uso pervertido dessa ilegítimo ou machado, que em si não é tão ruim se ela é adulterada calma e prudência.Você sabia gueledé sociedade onde o culto da Yami decoroso é controlada exclusivamente por mulheres e tem como objectivo acalmar a ira do Yas permanente através de danças e cerimônias em sua homenagem?

As danças são executadas por homens vestidos de mulheres com seus rostos escondidos por máscaras. O múnus sacerdotal, entretanto, são ocupadas por mulheres. ?
Você sabia que os líderes da Sociedade gueledé recebeu o título de "Erelú? Bahia, no Brasil, exatamente o culto foi realizado por nujeres de Ketu, foi precedida por Júlia Figueiredo Yalorixá que tinha o título de "Yalode Erelú". Com a morte deste culto à personalidade entraram no processo de extinção.
Você sabia que o culto de Yas é completamente matriarcal e que o que não há possibilidade de acesso a pessoas do sexo masculino? Da mesma forma que o culto de Orunmila não permitir o acesso das mulheres ao sacerdócio, culto de lasYamí não a aceitar a participação de homens em seus ritos secretos.
você sabe? ...


direitos:Ile Ashe Akokó agbada Oya (Oya você Ilé wa)
http://iyamioya.blogdiario.com/1249322460/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Mulambo da Lixeira

Ciganos e suas clãs

Obará Odu