domingo, 15 de junho de 2014

São Pancrácio



São Pancrácio
 Um dos santos mais queridos na Europa e todos os seus devotos tem uma imagem deste santo em sua casa, loja e carteira. Diz a tradição que na loja e/ou em casa se o dedo da imagem de São Pancrácio apontar para dentro trará sorte para sua loja e sua casa.
É o padroeiro do trabalho e da saúde. Nasceu em Roma e foi batizado aos 14 anos e foi martirizado no ano de 304 DC.

Diz a tradição que era senador em Roma e era um respeitado membro da corte imperial do Imperador Diocleciano, e em 303 quando a ordem de perseguir os cristãos foi dada ele conseguiu uma maneira de esconder os cristãos mas também escondeu a sua fé cristã. Um dia recebeu de sua mãe e irmã uma carta que o encorajava a revelar sua fé. Assim ele se apresentou ao imperador e revelou ser cristão. Foi preso e duramente martirizado para renegar a sua fé.
Naquela época o martírio em geral consistia em esmagar os ossos do braço, joelhos e dos pés em enormes prensas de madeira e como ele não renegasse a sua fé foi finalmente decapitado.
O culto a São Pancrácio foi muito importante, mesmo durante o seu martírio visto que vários dos espectadores se converteram ao ver o sofrimento, a coragem e a fé do santo.
Sua tumba se converteu em um local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão e o local se tornou um santuário. Por esse motivo o Papa Símaco mandou erigir uma igreja no local nos princípios do século VI. Mas tarde outro pontífice, o Papa Honório I construiu entre os anos de 625 a 638 uma nova igreja em sua honra, visto que a anterior estava em ruínas e mandou gravar a seguinte inscrição no sepulcro:
" Pelos méritos insignes e singulares do bem aventurado Pancrácio eu, Bispo Honório, servo do Senhor, para o bem do povo de Deus, ordeno derrubar o velho edifício que armazenava as ruínas e não continha os restos do santo devido aos descuidos dos antigos, e mando construir de nova planta outra igreja e dentro do altar adornado com mármores preciosos, coloco suas relíquias que antes estavam no exterior da parede do templo".
A sua festa é celebrada no dia 12 de maio.

Oração a São Pancrácio:
"Glorioso São Pancrácio alcançai-me de Deus o trabalho honrado e suficiente para as minhas necessidades nessa vida temporal e peço ainda saúde e força para cumprir com o meu trabalho e através de ti confio que alcançarei a glória eterna. Amem".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, o publicarei e o respoderei.
Volte para saber a resposta beijos!