Culinária Cigana


Para os Ciganos cozinhar é muito especial porque através da comida acredita-se que uma pessoa pode encantar a outra. Cada ingrediente utilizado pelo cigano no preparo de sua comida leva consigo um sentido próprio, um desejo, um objetivo.

As fazes da lua, são muito importantes para o preparo da comida cigana.

Na Lua Nova: é de boa energia para terminar trabalhos inacabados ou começar projetos que queremos que dêem resultados imediatos.

Na Lua Crescente: Os Ciganos cozinham para aqueles que devem tomar conhecimento de seus projetos, trabalhos e também para o casamento, noivados. É nesta lua que são colhidas as ervas e especiarias, caso seja cultivadas em horta doméstica.

Na Lua Cheia: Os Ciganos reúnem as pessoas mais queridas para servi-lhes os alimentos encantados esperando os melhores comentários. Também é a lua melhor para lançar um produto e também iniciar um projeto que desejamos que se torne público.

Na Lua Minguante: Dedicam a cozinha para a cura. Fazem os remédios caseiros utilizando as ervas, raízes, sementes, frutas e flores. Na cozinha cigana estão inclusos. As carnes de porco, frango e boi que são as mais utilizadas.

Utilizam também muits especiarias e temperos de diversas partes do mundo, como, frutas, nozes e amêndoas que estão sempre presentes em diversos doces.

Também são utilizados o ovo, manteiga, queijo e frios. As massas são de fabricação caseira e os pães são feitos ritualisticamente para ser oferecidos como alimento do corpo e do espírito.

Receitas:

Planter Punch Cigano

Ingredientes:
½ xícara de chá com suco de laranja
½ xícara de chá com suco de maçã
4 colheres de sopa de Rum branco
1 colher de sopa de xarope de groselha
Pedaços pequenos de maçã para enfeitar.

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes líquidos em um copo de vidro (tipo Long Drunk).
Enfeite com pedaços de maçã.

Pan gitano

Ingredientes:

Massa de pão simples (que seja suficiente para 2 pães)
queijo cortado em fatias
1 lata de marmelada cortada em fatias
1 lata de leite condensado
uva passa a gosto
1 pacotinho de coco ralado
uma dúzia de ovos batidos ligeiramente

1 preparação (pão cigano de sal)

Para fazer um pão de sal Abre-se a massa do pão simples como si fosse uma torta, recheia-se com o ovo batido, coloca-se o queijo fatiado e se cobre a massa, com outro pedaço de massa e se deixa descansar ate dobrar o tamanho aproximadamente e se assa em forno quente

2 preparação (pão cigano de doce)
Para fazer a rosca doce (pão doce) abre-se a massa do pão simples como se fosse uma torta, acrescenta-se o ovo misturado com o leite condensado, a marmelada cortada em fatias, a uva passa e o coco ralado, cobre a massa, com outro pedaço de massa e se deixa descansar ate dobrar o tamanho aproximadamente e se assa em forno quente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Mulambo da Lixeira

Ciganos e suas clãs

Defumador forte.